Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela
O Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela tem como missão preservar, divulgar e valorizar a raça autóctone Ovelha Serra da Estrela, a sua importância económica, histórica e cultural na região da Serra da Estrela.
Sobre o centro
Valorização da raça
Ovelha Serra da Estrela
A Transumância
Os caminhos, os rebanhos e os pastores
"(...)Apesar da sua riqueza em paisagem e fastos gloriosos, a Beira Alta, na sua mais antiga e genuína essência, é serra e fraga; é nevão originário, que se funde em manadeiros de torrentes; é anta e castro; e pastores transumantes que, desde o fundo das idades guardam e encaminham ovelhas(...)", Jaime Cortesão, "Portugal é A Terra e o Homem", 199
Marcos Históricos
A Ovelha Serra da Estrela é uma espécie com origens muito remotas. Estes ovinos evoluíram a partir de formas selvagens, como o Carneiro das Turfeiras - Ovis aries palustris, o Muflão Asiático - Ovis aries orientalis e o Muflão Europeu - Ovis aries musimon, sendo que este último terá estado na origem das raças domésticas europeias.
Da Tosquia ao Fio
A arte de fiar é um dos trabalhos mais antigos da humanidade. É a partir do fio que se inicia todo o processo de criação de tecidos e vestuário. A produção de fio era feita principalmente num sistema doméstico e familiar, recorrendo a ferramentas específicas e utilizado para consumo próprio ou para vender.
O Pastor
A pastorícia é uma das práticas mais antigas da atividade humana. Produz paisagens específicas, quer pela marca que deixa no território, quer pelas tradições culturais tangíveis e intangíveis associadas aos seus atores. Exposta a mudanças profundas (climatéricas, económicas e sociais), a pastorícia é também capaz de resiliência, sendo importante na gestão da biodiversidade e d