História do Edifício
O Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela tem como missão preservar, divulgar e valorizar a raça autóctone Ovelha Serra da Estrela, a sua importância económica, histórica e cultural na região da Serra da Estrela.
O edifício que agora acolhe o Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela, localizado no n.º 2 da Rua Direita, Santa Marinha, data da primeira metade do século XVIII, Época Moderna. Ao longo dos três séculos de existência já teve outros usos: antiga Casa da Câmara e Cadeia, chegando a ser também Tribunal, conhecida por se localizar no Largo da Praça junto do Pelourinho de Santa Marinha, este do início do século XVI. A adaptação do edifício ao uso atual foi realizada durante o ano de 2022 e 2023. O edifício encontra-se inserido na Zona Geral de Proteção do Pelourinho de Casal de Santa Marinha, este classificado como IIP – imóvel de Interesse Público.
Vila de Santa Marinha ou Santa Marinha da Serra, recebe o foral do Rei D. Afonso Henriques em 1150 e deverá o seu nome à padroeira virgem mártir Santa Marinha que já no século XII era venerada. Território que já assumia importância durante a época romana funcionando como núcleo de casais rurais, com vista à exploração e desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura e pastorícia, assim como, ao tratamento e transformação da lã. Os marcos miliários identificados na localidade e na região, permitem supor que uma das vias romanas mais importantes atravessasse a vila, vindo de São Romão.
Ao longo do século XX mantém uma ligação estreita à vida da pastorícia da Serra da Estrela, assumindo-se como uma das localidades mais importantes, pelo número de pastores e de ovelhas. É ponto de passagem de uma das rotas da transumância, caminho percorrido pelas ovelhas entre a Aldeia Formosa - Seixo da Beira (Oliveira do Hospital) e Lagoa Comprida (Serra da Estrela), percurso com duração de 2 dias.